Se você está lendo isso, provavelmente conhece a Coca-Cola, não é? Na verdade, acho que é mais fácil pensarmos em quem não conhece essa marca do que o contrário. Isso porque ela está totalmente consolidada no imaginário de pessoas em todo o mundo. Vamos conhecer um pouco sobre a história da Coca-Cola? Nesse texto, abordaremos os seguintes tópicos:
- Fundação da Coca-Cola
- Expansão da marca
- A venda da felicidade
- Impacto cultural e curiosidades
- Por que fortalecer a marca é importante?
- Como registrar minha marca?
Fundação da Coca-Cola
A história da Coca-Cola se inicia em 1886, ano em que foi criada pelo farmacêutico John S. Pemberton em Atlanta, cidade estadunidense no estado da Geórgia.
O nome da bebida foi escolhido por seu contador, tornando-se a marca registrada da empresa futuramente.
Pemberton não tinha noção de sua incrível invenção na época, mas vendeu a bebida para empresas de refrigerante locais e, com o auxílio de propaganda, ela logo se tornou um sucesso.
Antes de sua morte em 1888, o farmacêutico vendeu todos os direitos do negócio para outro farmacêutico de Atlanta, Asa G. Candler.
Ele incorporou a empresa e a marca “Coca-Cola” foi então registrada em 1893, no Escritório de Patentes dos Estados Unidos.
Expansão da marca
A Coca-Cola chegou ao Brasil em 1941, quando o primeiro refrigerante foi produzido no país, em Recife. Em 1942, foi inaugurada a primeira fábrica brasileira da Coca.
Um ano depois, foi inaugurada a primeira filial brasileira, em São Paulo. Ao fim da década de 1960, o país já tinha mais de 20 fábricas, sendo capaz de abastecer o território.
No início dos anos 1990, a empresa começou a vender produtos na Alemanha e na Índia.
Também foi nessa época que ela criou novos tipos de bebida, como uma bebida de frutas para crianças na Ásia e a bebida esportiva Powerade.
A Coca-Cola Zero, versão sem açúcares da bebida, foi criada em 2005 e é consumida até os dias de hoje.
Hoje, a Coca-Cola é consumida em mais de 200 países diariamente, sendo muitas vezes a primeira bebida que vem à mente das pessoas.
A venda da felicidade
Há 125 anos “compartilhando felicidade”, a publicidade da Coca-Cola chama muita atenção dos telespectadores.
Isso porque, com anos de dedicação ao marketing, a empresa conseguiu associar sua imagem aos momentos de felicidade de seus clientes.
Tenho certeza que você se lembra de algum comercial da Coca-Cola, não é? Uma das grandes estratégias da marca é a conexão com consumidores por meio de histórias e, principalmente, a emoção.
Através do storytelling, ferramenta cujo objetivo é desenvolver narrativas simples mas que se conectam às pessoas, a Coca-Cola cria um vínculo emocional com elas.
Um dos seus tipos mais famosos de comerciais, por exemplo, são aqueles referentes à chegada do Natal, associando o produto à celebração e em momentos com família e amigos.
Dessa forma, a Coca-Cola se estabelece como uma bebida relacionada a experiências e, principalmente, à felicidade, estratégia que foi muitos anos potencializada por meio do slogan “abra a felicidade”.
Impacto cultural e curiosidades
A origem do nome do refrigerante provavelmente te desperta curiosidade, imagino.
Inicialmente, Pemberton pensou na bebida como um tônico, contendo cocaína da folha de coca e extratos de cafeína da noz-de-cola. Porém, a cocaína foi retirada da fórmula em 1903.
E o sucesso da Coca-Cola nos dias de hoje?
A Kantar é uma empresa reconhecida por liderar as pesquisas de compreensão humana e publica anualmente o Kantar Brandz, estudo que lista as melhores marcas do mundo. Suas pesquisas abrangem 18.000 marcas e mais de 4 milhões de consumidores em 50 mercados pelo mundo.
Em seu ranking divulgado em 2021, que diz respeito às 100 mais valiosas marcas do mundo, a Coca-Cola ocupa a 16ª posição. Já na categoria específica para comidas e bebidas, a empresa domina o ranking, com o valor de US $74785,00.
Segundo o relatório Brand Footprint, também realizado pela Kantar, a Coca-Cola lidera o ranking de marcas mais consumidas no mundo, escolhida 12,3 milhões de vezes pelos consumidores. Demais, não é?
Por que fortalecer a marca é importante?
Se você chegou até aqui, deve ter percebido o papel das estratégias publicitárias no fortalecimento da imagem da Coca-Cola.
Foram precisos muitos anos para que ela se tornasse uma marca constituída no imaginário social não apenas brasileiro, mas mundial.
Nesse sentido, o registro de marca se apresenta como uma ação fundamental. O registro, realizado já no início da história da marca, foi muito importante para a consolidação da Coca-Cola.
Isso porque é o registro de marca que permite que uma empresa ou produto seja reconhecido pelo público, além da exclusividade do seu uso em todo o território nacional.
Assim, registrar sua marca, mais do que conferir-lhe unicidade, é uma forma de garantir o sucesso do seu negócio.
Como registrar minha marca?
Percebeu a importância do registro, não é? Esse é um processo feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por todos os processos que envolvem Propriedade Industrial no Brasil.
Apesar de não apresentar muitas etapas, o processo de registro é longo e possui muitas especificidades. Por isso, procure um escritório especializado para te auxiliar nesse processo e garantir o sucesso de sua marca.
Se quiser registrar sua marca, a Arena Marcas e Patentes é o lugar perfeito! Temos mais de 65 anos de atuação no mercado e cuidamos de todo o seu processo de registro, com muito comprometimento!
Somos uma empresa especializada em propriedade industrial. Se for do seu interesse, também realizamos registro de patente, registro de software, desenho industrial, indicação geográfica e garantimos os direitos autorais de diversas obras.
Contate já um de nossos especialistas, você não vai se arrepender!
Saiba mais com a Arena Marcas!
E se você gostou do artigo “História da Coca-Cola: Fundação, impacto cultural e curiosidades”, não deixe de acessar o nosso blog para conferir conteúdos sobre diversas marcas! Separei alguns de seu interesse: