Quanto tempo depois do treino tomar Whey Protein? | A musculação é uma das modalidades mais praticadas em todo o mundo. Tendo como principal objetivo a hipertrofia, isto é, o crescimento dos músculos a partir da realização dos exercícios físicos, a modalidade agrada a vários gostos, sendo praticada por diversos públicos distintos.
A fim de potencializar os resultados no treino, a partir de meados da década de 80, os suplementos alimentares começaram a se popularizar nos Estados Unidos. Basicamente, são produtos com bases em nutrientes e vitaminas, responsáveis por complementar a alimentação do dia a dia e, dessa forma, otimizar o crescimento dos músculos.
A popularidade dos suplementos alimentares no Brasil chegou consideravelmente mais tarde, no início dos anos 2000. De lá para cá, apesar de muitos produtos serem populares no mercado, um deles despontou como o mais vendido: o Whey Protein.
A eficácia do Whey Protein já é comprovada por diversos estudos científicos. No entanto, para que ele realmente tenha efeito positivo no organismo, é preciso tomá-lo da maneira correta. Afinal, quanto tempo depois do treino tomar Whey Protein?
O que é o Whey Protein?
O Whey Protein, suplemento alimentar mais famoso no mundo da musculação, é conhecido por ser um produto proteico. Dessa forma, é composto por proteínas de alto valor biológico, as quais contém aminoácidos essenciais. Os aminoácidos essenciais, por sua vez, são aqueles que, diferentemente dos não essenciais, não podem ser produzidos naturalmente pelo organismo humano e, por esse motivo, devem ser ingeridos na dieta alimentar do nosso dia a dia.
O Whey Protein conta com diversos aminoácidos em sua composição, dentre eles os tão conhecidos BCAA. Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), grupo composto por leucina, isoleucina e valina, são elementos de vital importância para o crescimento muscular, tendo em vista que participam ativamente do processo de reconstrução das fibras dos músculos.
Existem diversos tipos de Whey Protein, e a qualidade irá depender diretamente dos níveis de proteína por dose do produto. Um Whey Protein com grandes quantidades de gordura e carboidrato pode não ser a melhor opção.
Para que serve o Whey Protein?
O Whey Protein é um suplemento proteico, composto por nutrientes de alto valor biológico. Dessa forma, traz vários benefícios para quem o consome, principalmente para aqueles que praticam a musculação.
Em primeiro lugar, como já mencionado anteriormente, o Whey Protein possui, em sua composição, aminoácidos que participam ativamente do processo de reconstrução das fibras musculares. Este processo, por sua vez, é o responsável pelo crescimento dos músculos. Dessa forma, o suplemento pode potencializar esse resultado.
Além disso, muitas células musculares necessitam de energia para praticar os exercícios de musculação. O combustível para essa energia, por sua vez, são alguns aminoácidos encontrados no Whey Protein. Sendo assim, o suplemento também ajuda diretamente na força e resistência muscular.
Além disso, existem vários outros benefícios provenientes do consumo de Whey Protein, tais como: fortalecimento dos ossos, reposição proteica para condições pré-estabelecidas, dentre outros.
Quanto tempo depois do treino tomar Whey Protein?
Como falado no tópico acima, o Whey Protein pode trazer uma série de benefícios. No entanto, para que isso realmente aconteça, o suplemento deve ser tomado da maneira correta. Isso significa tomá-lo no horário certo e com a quantidade recomendada.
No que tange à quantidade recomendada, irá variar de acordo com cada pessoa. Especialistas recomendam 1g do suplemento a cada kg do indivíduo. Uma pessoa de 70kg, por exemplo, deveria tomar 70g de Whey Protein em dias de exercícios físicos.
O horário também é de vital importância nesses casos. O Whey Protein deve ser tomado depois do treino, como a grande maioria das pessoas sabem. Isso se deve a dois fatores: primeiramente, é o momento onde os músculos estão mais receptíveis a nutrientes, dessa forma a absorção será maior. Em segundo lugar, é o momento onde as fibras musculares estão se reconstruindo, e os aminoácidos poderão potencializar esse processo.
Mas, afinal, quanto tempo depois do treino tomar Whey Protein?
A verdade é que, segundo especialistas, não há um tempo certo para consumir o suplemento, desde que não ultrapasse 30 minutos após a prática de exercícios físicos. Dessa forma, não é necessário levar o seu suplemento para a academia e logo após tomá-lo. Desde que não passe os 30 minutos, poderá ir para a casa e tomá-lo sem pressa.
Gostou do nosso artigo sobre “Quanto tempo depois do treino tomar Whey Protein?” Acesse o nosso blog para conferir mais sobre o assunto!