Maca Peruana Emagrece? – A maca peruana é um tubérculo que tem origem na Cordilheira dos Andes. A planta que tem uma aparência semelhante a de um rabanete ou de uma cabeça de alho seca recebeu o nome de Maca Peruana por ter sido encontrada pela primeira vez no Peru. Esta planta recebeu um maior destaque atualmente depois de ter algumas de suas propriedades divulgadas em maior escala, propriedades como o poder de auxiliar no emagrecimento e aumentar a libido.
Com o passar do tempo e conforme mais pessoas souberam da maca peruana ela acabou se tornando um dos elementos favoritos do cardápio das pessoas que buscam alcançar uma alimentação mais saudável. A maca peruana é fonte de diversas vitaminas, proteínas, minerais, fibras e mais uma grande variedade de nutrientes. Com propriedades como auxiliar no tratamento de doenças, agir prevenindo doenças e até mesmo auxiliando na perda de peso logo a maca peruana atraiu a atenção do povo brasileiro voltado para o consumo de complementos alimentares para a saúde.
Benefícios da Maca Peruana
Alguns dos principais motivos que atraíram a atenção dos brasileiros para a maca peruana foram sem dúvida a ajuda que o alimento traz a perda de peso e o aumento da libido. Entretanto essa planta não se restringe a apenas isso. Veja abaixo mais beneficies do consumo de maca peruana:
Aumento da libido – Benefícios da Maca Peruana
Sem dúvida um dos principais atrativos da maca peruana é o efeito que ela exerce sobre a libido. Um pesquisador da Universidade Peruana Cayetano, em pesquisa realizada com homens entre vinte e quatro e quarenta e quatro anos, durante quatro meses, com a maca peruana notou como resultados desse uso: os resultados da pesquisa mostraram um aumento na contagem espermatozóides, uma maior quantidade na produção de sêmen por parte dos estudados e até um aumento na mobilidade espermática.
Outras pesquisas constataram também que o consumo da planta também age aumentando o apetite sexual dos indivíduos e diminui o estresse e a ansiedade de seus consumidores. Algumas das justificativas para tais efeitos seriam o efeito do tubérculo sobre as glândulas adrenais – também chamadas de suprarrenais, são glândulas endócrinas do organismo humano e se localizam logo em cima dos rins, são responsáveis pela produção de hormônios imprescindíveis para o funcionamento do corpo – e sobre o hipotálamo – ele compreende formações e estruturas intracranianas como os corpos mamilares e tratos ópticos, é considerado o mais importante centro dos centros vegetativos cerebrais; dele partem impulsos que influenciam os neurônios (células nervosas) do sistema neurovegetativo, atuam regulando tecidos viscerais, como os vasos, a musculatura cardíaca, os rins, entre outros órgãos – causando esses efeitos estimuladores.
Auxilia no emagrecimento – Benefícios da Maca Peruana
Cerca de 59% da composição da maca peruana é de carboidratos. que é considerado um dos grandes inimigos da perda de peso. Entretanto, mesmo tendo mais da metade de sua composição feita de carboidratos – que sem dúvida não interferem diretamente em uma dieta satisfatória – esta planta pode ser muito útil no emagrecimento, pois tem grande quantidade de fibras, que atuam saciando o indivíduo e, por isso, diminuindo apetite.
Apesar de ser um ótimo aliado no emagrecimento, a maca peruana não exercerá mudanças significativas a menos que haja uma preparação completa. Para que seu corpo perca peso é necessário que se siga uma dieta, que se passe por uma reeducação alimentar e que se adote o hábito de praticar exercícios físicos regularmente. Sem se esquecer, claro, de fazer tudo com o acompanhamento de um especialista, de preferência um nutricionista.
Ajuda no tratamento de anemia – Benefícios da Maca Peruana
A maca peruana possui cerca de 16.6 mg de ferro em 100 g. O ferro é um nutriente essencial no processo de síntese de células vermelhas do sangue e também atua no transporte de oxigênio. O corpo humano necessita diariamente deste nutriente entre 11 mg e 8 mg para os homens e de 15 mg a 18 mg para mulheres, dependendo da idade. Para melhor ajudar na absorção do ferro pelo organismo recomenda-se que seja consumido junto com uma fonte de vitamina C, aumentando assim a sua disponibilidade no organismo.
Combate ao diabetes – Benefícios da Maca Peruana
A maca peruana pode ajudar a prevenir o surgimento d doença de diabetes. A planta age de duas formas: ela reduz a velocidade que a glicose é absorvida pelo organismo, devido a sua grande quantidade fibras e atua também inibindo a atividade de uma enzima que age no processo de digestão. O resultado desse processo é evitar que a liberação de quantidades superiores de insulina ocorram de uma única vez, o que possivelmente levaria as células a resistir à substância, facilitando o surgimento da doença de diabetes.
Fortalecimento do sistema imunológico – Benefícios da Maca Peruana
A maca peruana também atua como revitalizante para o organismo do corpo. A planta tem propriedades adaptógenas, ou seja, ajuda na adaptação do corpo em condições hostis do ambiente, propiciando um aumento da resistência e da força muscular.
Proteção para o coração – Benefícios da Maca Peruana
A maca peruana contém entre seus compostos o ômega 3 e o ômega 9. O ômega 3 atua protegendo a saúde cardiovascular devido a seu efeito vasodilatador e regulatório do colesterol. Já o ômega 9 existente na planta age também sobre o colesterol, reduzindo a quantidade total do colesterol ruim (LDL) e subindo os níveis do colesterol bom (HDL). Somado a tudo isso ainda tem os aminoácidos que atuam controlando gorduras na corrente sanguínea e da hipertensão.
Diminui os efeitos da menopausa – Benefícios da Maca Peruana
A maca ajuda diminuindo os principais sintomas do surgimento da menopausa, como o calor excessivo, e a planta faz isso sem os efeitos colaterais de outros medicamentos químico-hormonais encontrados disponíveis para venda. Outros resultados do uso da maca peruana são o aumento da libido, a redução da fadiga e a proteção contra a desidratação da pele. Até então a explicação hipotética para tais efeitos é a relação de ação da planta sobre os hormônios.
Previne a osteoporose – Benefícios da Maca Peruana
A doença de osteoporose é uma preocupação recorrente em pessoas de maior idade, os idosos, mas também é algo que preocupa as mulheres após a menopausa, quando os níveis do estrógeno, hormônio protetor dos ossos, sofrem uma queda no organismo. Especificamente para estes casos, indica-se o uso da maca peruana como ação preventiva, pois 100g da planta possuem 150 mg de cálcio. Para se fazer uma comparação, pode-se lembra que 100 g de leite possuem cerca de 100 mg de cálcio. Outras atitudes recomendadas que podem ajudar a prevenir a doença de osteoporose são a exposição a luz do sol e praticar exercícios físicos regularmente.
Informação nutricional da Maca Peruana (100 gramas)
Calorias ——————————- 325 kcal —– 16%
Carboidratos ————————- 71,4 g ——– 24%
Proteínas —————————– 14,3 g ——– 29%
Gorduras Totais ——————– 3,6 g ———- 5%
Fibra alimentar ——————— 7,1 g ———– 29%
Cálcio ——————————— 250 mg ——- 25%
Ferro ———————————- 14,8 mg —— 82%
Potássio —————————— 2000 mg —– 57%
Cobre ——————————— 6 mg ———– 300%
Vitamina C ————————— 285 mg ——- 475%
Vitamina B6 ————————- 1,1 mg ——– 57%
Como tomar Maca Peruana
A maca peruana é facilmente achada em farmácias e laboratórios de manipulação, mas penas um profissional, como um nutrólogo ou nutricionista, deve definir e recomendar a quantidade necessária a ser consumida para cada indivíduo. A planta é mais comumente consumida em pó, mas também em é consumida em cápsulas.
Recomenda-se a dosagem de 400 a 1000 mg por dia, sejam elas em pó ou em cápsulas. Como no uso de outro fitoterápico qualquer é imprescindível conferir qual a concentração qualidade, origem e pureza do produto, verificando sempre se a origem é de segura procedência.
Os vários usos da maca peruana
Por ser um fitoterápico para se usar no dia a dia, para se obter resultados positivos, significativos e satisfatórios, a maca peruana pode exigir certa criatividade em seu uso.
Uso em bolos e massas
Apesar de perder parte de seu valor nutricional ao ser aquecida uma boa saída para o consumo da maca peruana é adicioná-la as misturas de massas como em bolos, biscoitos caseiros ou pães e panquecas.
Em bebidas
A maca também pode ser adicionada a sucos, em vitaminas e em misturas detox, ou até mesmo diluída na água. Por ter uma quantidade significativa de fibras recomenda-se o uso de liquidificador para misturar a maca ao liquido.
Com frutas
O recomendado é que a maca seja consumida, quando adicionada a outros elementos, que sejam frios. Uma boa opção é consumir a maca junto a outras frutas picadas como as maçãs ou até mesmo bananas.
Com pastas e cremes
A maca pode ficar saborosa também com creme de abacate ou manga, ou até mesmo com patês simples.
Um pouco mais sobre a maca peruana
Como já falado anteriormente a maca peruana é originária dos Andes, especificamente localizados no Peru e seu surgimento remota antes mesmo do surgimento do império Inca. O local onde a planta se desenvolve, em altas atitudes da montanha onde o ambiente é extremamente frio, sem dúvida contribui para o surgimento de seus diversos benefícios e propriedades. Atualmente a Ásia tem sido o continente onde tem havido maior consumo da maca peruana, por sua fama afrodisíaca, mais especificamente nos países China e Japão. A maca em sua origem é um tipo de raiz, porém devido a lei que protege a planta como patrimônio peruano ela é processada apenas no país de origem, por tanto o produto só chega ao Brasil em formato de pó ou cápsula. Apesar de ser uma raiz da família do rabanete a maca não apresenta um sabor forte, na verdade ela é sem sabor nenhum, por isso pode ser adicionada a todo tipo de alimentos, sejam eles salgados ou sejam eles doces.
Contra indicações da maca peruana
Apesar de ser um ótimo auxilio para as pessoas que pretendem adotar hábitos positivos para uma vida mais saudável a maca peruana, assim como outros complementos alimentares, possui algumas contra-indicações. Veja algumas delas:
Efeitos colaterais da Maca Peruana
Para se evitar os efeitos colaterais do uso excessivo da maca peruana, mas tendo em vista que seu uso deve ser diário é necessário se usar a quantidade correta. O recomendado é que se tomem três cápsulas da maca durante o dia. No caso do uso da maca peruana em pó recomenda-se que se tome apenas de duas ou três colheres de chá.
Hora de tomar
Outro cuidado que deve ser tomado é referente ao horário em que se toma o complemento, por ele ser algo que traz mais disposição e energia, não é recomendável que as pessoas que tem o mal de insônia não consumam o produto próximo ao horário em que vão dormir, pois o organismo pode aumentar a atividade atrasando o sono.
Dosagem e fibra
Devido a sua composição extremamente fibrosa a maca peruana, quando consumida em excesso, pode causar problemas relacionadas ao processo de digestão. Por isso também é recomendado que o consumo da planta ocorra apenas com recomendação médica e na quantidade prescrita.
Cuidado com a tireóide
As pessoas que sofrem de problemas com a glândula tireóide devem verificar antes se podem consumir a maca com seus médicos, pois o complemento pode contribuir para o aumento do tamanho da glândula tireóide.
Atenção aos anticoagulantes
Esse cuidado é restrito apenas às pessoas que estão fazendo tratamento de saúde que utilizam anticoagulantes. Ingerir a maca peruana é extremamente proibido a essas pessoas, pois especificamente nesses casos, sua ingestão pode causar hemorragias e ou sangramentos. Para esses casos é importante também o acompanhamento de um médico.
Grávidas e lactantes
Mulheres gestantes ou que estão fase de amamentação não devem, sobre circunstância alguma, consumir a maca peruana. É permitido o consumo do produto a estas mulheres apenas com prescrição do médico ou do nutricionista, pois as substâncias que compõem a maca podem ser passadas através do leite materno para o bebê, o que pode causar efeitos colaterais.
Como mostrado, a maioria das contra indicações do uso da maca peruana estão relacionados a pessoas que sofrem de algum problema de saúde ou que estejam passando por algum tipo de tratamento de saúde no momento em que deseja consumir a maca peruana. Nesse casos devem ser acompanhados de perto por um médico responsável.