• Registro de Marca Rio Grande do Sul

Dextrose antes ou depois do treino?

Dextrose antes ou depois do treino? – Os suplementos alimentares são elementos importantes na vida de milhares de pessoas. Responsáveis por complementar a alimentação, tendo em vista que fornece nutrientes adicionais para a sua dieta do dia a dia, esses produtos são amplamente utilizados por atletas e não atletas que praticam a musculação, com o principal objetivo de potencializar os seus resultados na academia.

Se formos hoje a uma loja especializada nesse tipo de produto, será possível observar uma grande variedade de opções. Cada tipo de suplemento tem um objetivo em especial, embora os que contêm proteína são os mais procurados pelo grande público. No entanto, outros nutrientes também são importantes para a musculação.

Um dos exemplos é a dextrose. Famoso entre muitos frequentadores de academia, o suplemento é basicamente um carboidrato. Para que os seus resultados sejam sentidos da melhor maneira, é interessante saber qual é a melhor hora para fazer o seu consumo! Por esse motivo, nesse artigo iremos responder uma pergunta muito frequente entre praticantes de musculação: Dextrose antes ou depois do treino?

O que é a dextrose? ­- Dextrose antes ou depois do treino?

Quem está começando agora pode não saber que é a dextrose. Basicamente, trata-se de um suplemento alimentar a base de dextrose. Não tem nenhuma fórmula específica, tendo em vista que as melhores marcas oferecem a substância pura, na grande maioria das vezes em forma de pó.

A dextrose como substância pode ser classificada como um carboidrato simples. Extraído de alimentos comuns do nosso dia a dia, como o amido de milho e até o arroz, possui apenas uma molécula de glicose. Muitas vezes os carboidratos são tratados como os inimigos de quem pratica exercícios físicos, mas nem sempre isso é uma realidade.

Como funciona a dextrose? ­- Dextrose antes ou depois do treino?

A dextrose funciona da seguinte maneira: como é um carboidrato simples – com uma cadeia pequena -, ele não necessita de passar pelo fígado para ser quebrado. Diante disso, a partir do momento que é ingerido, é digerido pelo estômago e mandado diretamente para a corrente sanguínea!

A partir desse momento, já foi transformado em glicose e esta, por sua vez, participa do processo de geração de energia, por meio do ATP. E essa é uma das maneiras que a dextrose beneficia o seu consumidor: aumentando a sua produção de energia de forma quase que instantânea.

O outro benefício importante é gerado a partir do pico de insulina. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que, entre outras funções, serve para regular a glicose no sangue. Sendo assim, a partir do momento que o corpo experimenta altas quantidades dessa substância na corrente sanguínea, é estimulado a produzir e liberar mais insulina.

Acontece que, além de regular a glicose no sangue, a insulina também faz com que as células fiquem mais receptivas, de modo que os nutrientes consigam adentrar de forma significativamente mais fácil. Sendo assim, tomar a dextrose juntamente com uma dose de proteína fará com que as células musculares absorvam as proteínas – nutriente que fará os músculos crescerem – de forma mais fácil.

Dextrose antes ou depois dos treinos?

Falando agora do que mais interessa, responderemos a seguinte dúvida: dextrose antes ou depois dos treinos?

Como a grande maioria das coisas no mundo, essa resposta possui algumas variáveis. Primeiramente, irá depender da duração dos seus treinos. Na grande maioria das vezes, os treinos de musculação tem uma duração média de 1 hora. Se você seguir essa média, a dextrose não é tão benéfica se tomada antes dos treinos!

Isso se deve ao fato de que o nutriente gera uma grande quantidade de energia, mas em um espaço de tempo muito curto. Sendo assim, ela é indicada para esse efeito apenas em casos de treinos que durem 30 minutos ou menos. Além disso, pode ser tomada durante a prática de exercícios muito longos, como maratonas ou grandes caminhadas.

Voltando para a musculação, a dextrose é o suplemento ideal para ser tomado depois do treino! Pelo mesmo motivo acima: produz uma energia muito rápida em curto espaço de tempo. Isso fará com que o pico de insulina produzido seja muito alto, contribuindo para uma absorção muito melhor pelas células do nosso corpo.

A melhor combinação possível é juntar a dextrose com doses de whey protein. Na grande maioria das vezes, o indicado é fazer isso em uma proporção de 2 para 1. Por exemplo, caso tome 10 gramas de Whey depois do treino, coloque 20 gramas de dextrose no mesmo shake e tome!

 

Gostou desse artigo sobre “Dextrose antes ou depois do treino?”? Acompanhe o nosso blog para mais textos como esse, com tudo sobre o mundo dos suplementos. Deixe nos comentários abaixo a sua experiência com a dextrose e o efeito dessa substância no seu corpo.

Author: Registro de Marca no Rio Grande do Sul

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.