• Registro de Marca Rio Grande do Sul

Câmbio automático x Câmbio manual

Câmbio automático x Câmbio manual

Câmbio automático x Câmbio manual

Para que o seu carro consiga ir do ponto A ao ponto B sem ter que se arrastar na primeira marcha, ele precisa de uma transmissão em funcionamento. A transmissão permite que o veículo mude de marcha, transferindo a potência do motor para o eixo de tração da maneira mais eficiente possível. Câmbio automático x Câmbio manual

Ele faz isso variando a relação de transmissão. Em engrenagens inferiores, isso aumenta a potência disponível enquanto reduz a velocidade. Engrenagens mais altas, por outro lado, reduzem a potência e aumentam a velocidade. Isso permite que os carros distribuam potência e velocidade da maneira mais eficiente para qualquer situação.

Mas enquanto todos concordam que uma transmissão é absolutamente vital para o funcionamento interno de qualquer carro, não há consenso geral sobre qual tipo de transmissão é melhor – automática ou manual.

Não é uma pergunta fácil de responder. Afinal, ambas as transmissões têm suas próprias vantagens e desvantagens, e onde uma pode ser perfeita em uma situação, pode acabar sendo lixo absoluto em outra situação.

Portanto, antes de tomar qualquer decisão sobre o seu posicionamento no debate sobre a transmissão, aproveite alguns momentos e familiarize-se com os benefícios associados aos dois tipos diferentes de transmissão.

 

Transmissões Automáticas

As transmissões automáticas têm tomado o lugar dos métodos manuais mais antigos nos últimos anos. No entanto, apesar de sua aparente popularidade, as transmissões automáticas não são necessariamente uma escolha melhor para muitos motoristas. No entanto, eles oferecem vantagens sobre as transmissões manuais em várias áreas-chave. Por exemplo, eles são…

– Mais fácil de usar. Embora não exista nada intrinsecamente difícil em trocar as marchas e trabalhar uma embreagem, ainda é preciso um pouco de prática antes que a maioria dos motoristas se sinta confortável em aprender a usar cada um dos membros de forma independente para controlar um veículo de transmissão manual. As transmissões automáticas, por comparação, são muito mais simples e levam muito menos tempo para os motoristas aprenderem.

– Menos restritivo manualmente. A maioria dos novos pilotos aprendem que a maneira mais segura de dirigir é manter as duas mãos firmemente no volante em todos os momentos. Isso é possível ao dirigir um veículo de transmissão automática, mas não é possível com uma transmissão manual.

– Melhor para áreas montanhosas. Se você é um piloto menos experiente, pode achar difícil navegar em rampas íngremes em uma transmissão manual, especialmente se estiver tentando fazer isso de um ponto morto. As transmissões automáticas cuidam desse problema, permitindo que seu carro opere com eficiência, não importando quão íngreme seja o morro.

– Grande redução do risco de paralisação. Há poucas coisas mais embaraçosas e difíceis do que deixar seu veículo morrer acidentalmente quando o semáforo muda. Este não é um problema comum para quem conduz a transmissão automática, em que a paralisação só ocorrerá se houver um problema mecânico no veículo.

– Mais fácil de usar em tráfego pesado. No geral, mais trabalho vai para iniciar, acelerar, desacelerar e parar as transmissões manuais. Normalmente, isso não é um problema, mas no trânsito intenso em que um carro não consegue acompanhar a velocidade, os motoristas podem perceber que o início e a parada constantes se tornam uma tarefa difícil. As transmissões automáticas permitem que o motorista se mova através do tráfego pesado sem ter que fazer mais do que apertar um único pedal.

 

Transmissões Manuais

Para os motoristas que preferem se envolver mais com o funcionamento interno de seu veículo, a transmissão manual delega o deslocamento das engrenagens do motor de volta ao piloto. As transmissões manuais são anteriores aos novos modelos automáticos, mas ainda são favorecidas por muitos pilotos devido ao fato de serem…

– Menos caro para comprar. Se você está fazendo compras com orçamento limitado, não há concorrência entre o manual e o automático. Em média, uma transmissão manual custará cerca de mil dólares a menos do que uma automática do mesmo modelo.

– Mais barato para manter. Com todas as máquinas adicionadas que vão para a transmissão automática, pode acabar custando-lhe mais apenas para mantê-lo funcionando corretamente. Os carros de transmissão manual exigem muito pouca manutenção, e geralmente a manutenção e os reparos acabam sendo significativamente menos caros. Esteja avisado, no entanto, porque uma coisa que um manual tem que o automático não tem que se preocupar é a embreagem, e se essa coisa sai de você, então você poderia estar em apuros.

– Melhor eficiência de combustível. No geral, os motores de transmissão manual são menos complexos, pesam menos e têm mais marchas do que os automáticos. O resultado final é que você vai acabar ficando mais quilômetros fora da gasolina que você bombear no que você faria com um automático. Sabe-se que as transmissões manuais economizam entre 5% e 15% dos motoristas em seus custos com combustível.

– Menos provável de ser roubado. Com o crescente número de transmissões automáticas chegando às estradas, há uma geração inteira que nunca aprendeu os pontos mais sutis da operação da transmissão manual. Isso significa que, se um ladrão de carros decidir inspecionar seu carro mais de perto para prepará-lo para roubá-lo, há uma boa chance de que a simples transmissão manual seja suficiente para dissuadir o criminoso.

– Melhor controle. As transmissões automáticas são projetadas para escolher o melhor equipamento para qualquer situação, mas elas tendem a errar do lado da cautela, mudando para uma marcha muito alta e desperdiçando energia do motor. Ao mesmo tempo, eles são construídos para responder às condições encontradas, o que não permite que os pilotos antecipem uma condição que se aproxima ou escolha propositadamente uma marcha mais baixa para aumentar a potência. Transmissões manuais dão aos motoristas maior controle sobre o veículo.

– Basicamente, as transmissões automáticas são mais fáceis de usar e mais confortáveis ​​para o motorista, enquanto os veículos de transmissão manual são menos caros e mais envolvidos.

 

Como funciona a transmissão de marchas

Em termos leigos, a transmissão é o que converte a força do motor em uma fonte controlada de energia. Ele age como um mediador entre o motor e as rodas e converte a alta potência que o motor produz em torque (força de rotação), que é então transferido para os eixos que, por sua vez, giram as rodas. Portanto, sem a transmissão, seu carro seria literalmente um monte de lixo.

O motor do seu carro cria potência e o envia para o virabrequim, mas a potência produzida é muito alta e muito variável para produzir uma velocidade utilizável para o motorista. O motor opera a uma alta velocidade de rotação (de 600 a 7000 RPM), enquanto as rodas giram a uma taxa mais lenta (de 0 a 1800 RPM).

A transmissão é capaz de manter a rotação do motor e a rotação das rodas em taxas ideais, e envia energia para os diferenciais que giram as rodas.

 

Quais são os níveis de engrenagem?

Uma transmissão usa engrenagens dentadas que interagem umas com as outras para produzir torque, e a relação de engrenagem se refere à relação das engrenagens umas com as outras. Digamos que você tenha uma engrenagem de entrada com 20 dentes que interajam com uma engrenagem de saída que tenha 10 dentes.

Para girar a engrenagem com 20 dentes uma vez, a engrenagem de 10 dentes deve fazer duas rotações completas. A relação de transmissão é calculada tomando o número de dentes na engrenagem de saída e dividindo-a pela engrenagem de entrada. Assim, a relação de transmissão neste exemplo é de 1: 2, mas geralmente é simplificada para 0,5: 1 para dizer quantas vezes a engrenagem de saída deve girar para a engrenagem de entrada para fazer uma rotação completa.

Há muitas engrenagens na transmissão com tamanhos diferentes, o que permite muitas combinações de relação de marchas. E as engrenagens não só precisam interagir em combinações de duas, como também outras engrenagens podem interagir juntas. As relações de transmissão devem ser alteradas em relação à velocidade do carro e é por isso que há várias marchas que podem ser trocadas. Essas engrenagens trabalhando juntas é exatamente o que permite que você atinja diferentes velocidades.

Além das marchas para frente, há também seletores de ponto morto, reverso e estacionário. Em neutro, o motor se desconecta das rodas motrizes. Ao contrário, as rodas motrizes funcionam na direção oposta. Depois, há um estacionamento, que permite que um mecanismo de trava bloqueie as rodas motrizes e impede que elas girem.

 

Como funciona a transmissão automática

Existem dois tipos principais de transmissões: automáticas e manuais (mas também existem diferentes tipos de automáticas). Mas, ao responder à pergunta “Como funciona uma transmissão”, estamos nos referindo principalmente a uma transmissão manual em nossa explicação. Lembre-se, as transmissões automáticas vieram após a transmissão manual e, se você souber como funciona um manual, terá a ideia básica de como funciona uma transmissão automática.

Embora uma transmissão manual exija que o motorista altere manualmente as relações de transmissão, um automático faz isso sozinho por meio do uso de pressão de fluido. O fluido de transmissão automática fornece a pressão necessária para ativar embreagens e bandas que determinam em qual engrenagem o veículo deve estar. O conjunto de engrenagens planetárias é o responsável pela mudança de relações de transmissão e consiste de uma engrenagem solar cercada por engrenagens planetárias menores portador do planeta fechado em uma engrenagem de anel.

Assim, o fluido de transmissão entra no conversor de torque, que então ativa embreagens e bandas. Por sua vez, os que determinam qual relação de engrenagem deve ser engatada e o conjunto de engrenagens planetário pode ser configurado para a combinação certa de engrenagens. Todas as peças podem ser bloqueadas ou desbloqueadas para determinar a relação de transmissão.

 

Gostou de saber mais sobre Câmbio automático x Câmbio manual? Acesse nosso site para saber mais!